Boletim 2010

		          _,       _|_  _,
		     /\/ / |  /|/|  |  / |
		      /\/\/|_/ | |_/|_/\/|_/

		      www.naxanta.org // www.xanta.org

1.não priemos cânico!

2.xanta em discussão

3.piratas são eles! nós não estamos atrás do ouro.

4.a xanta também precisa da sua ajuda

não priemos cânico!
recentemente mudamos de servidora, foi um longo processo de instalação configuração e migração. durante as últimas semanas, provavelmente você deve ter notado que o seu site ou estava fora do ar ou estava muito lento. agora tudo deve ter voltado ao normal. sim, finalmente terminamos a migração, graças aos esforços das xantas e da colaboração e experiência de amigos/as em comum de outros projetos técnicos radicais. 🙂

ainda temos uma caminhada pela frente, por ventura seu site pode ficar offline em algum momento, mas não entre em pânico! estamos trabalhando para melhorar o serviço e tudo voltará ao normal, talvez melhor, em breve.

xanta em discussão
a xanta está entrando no seu terceiro ano de vida. recebemos o ponto de rede da UFGNet em agosto de 2006, aquela época não sabíamos ao certo como seriam os dias que estariam por vir, como iríamos construir tudo o que imaginávamos, também não sabíamos como faríamos isso enquanto coletivo. sabíamos que queríamos ajudar os movimentos sociais, fornecer serviços e ferramentas livres – que não queríamos censura, não queríamos corporativismo e que gostávamos – e ainda gostamos – de pornografia anti-hegemonica. tudo isso foi esboçado em uma das nossas primeiras reuniões. e com isso, seguimos por todo esse tempo.

a xanta, também sempre quis ser aberta (não queríamos nem restringir à fronteiras) mas, agora, com o nosso crescimento, com novas demandas coletivas, pessoais, chegamos a conclusão que precisamos definir isso melhor para suprir nossas próprias dúvidas e as dúvidas de quem requer um espaço ou até mesmo participar da xanta.

tendo isso em vista, o coletivo xanta gostaria de informar que fechará as portas para a “entrada da lista” por dois meses, momento em que discutiremos o nosso processo e princípios, e momento também em que buscaremos entender melhor o que queremos e como podemos melhorar a dinâmica do coletivo e os serviços oferecidos por ele. veja bem, somente a lista de discussão será fechada por dois meses – os demais serviços continuarão ocorrendo.

piratas são eles! nós não estamos atrás do ouro.
2008 foi um ano estarrecedor, o coletivo saravá teve seu servidor apreendido[1] pela polícia sem nem mesmo um mandato policial e a lei do azeredo corre…
2009 promete, pelo menos é isso que podemos perceber observando o que tem acontecido e o que sabemos que virá por aí. o começo do ano chegou com a apreensão de um servidor do centro de mídia independente do reino unido[2] e acho que podemos esperar mais por vir. no brasil, há poucos dias em uma ação judicial a policia apreendeu todos os equipamentos[3] da rádio livre muda; refletindo o momento de censura e repressão que estamos vivendo.
todas essas ações querem fortalecer a construção de uma sociedade do medo, baseada no mito da “segurança” que faz com que aquelas pessoas que estão buscando uma sociedade livre sejam vistas como criminosas e ameaças para o mundo perfeito manipulado pelo poder e pelo controle do estado.
também no intuito de promover essa sociedade do medo, foi construída o projeto de lei 89/2003 que caracteriza-se na criminalização da internet e de seus usuários/as.

o coletivo xanta é contra a aprovação desse projeto de lei, nós não somos e não seremos espião para o governo!

assine a petição

[1] http://www.sarava.org/node/35
[2] http://www.midiaindependente.org/pt/green/2009/01/438776.shtml
[3] http://www.midiaindependente.org/pt/green/2009/02/441208.shtml

a xanta também precisa da sua ajuda
a xanta sempre foi um projeto auto-gestionado. nos mantemos por doações pessoais e coletivas, de dinheiro ou de hardware, já fizemos até rifa. a nossa servidora não é de ponta do mercado, mas os nossos serviços rodando livremente garantindo a sua segurança e o seu website – ou seja lá o que for que você tem na xanta. 🙂 mas nós queremos melhorar os nossos serviços e oferecer mais opções para vocês, como upload de vídeos ou até mesmo um servidor de e-mails, atualmente isso não é possível. nos últimos dias temos recebido mais requisições do que o normal como também ofertas de ajuda e colaboração e a pergunta que não quer calar:
como posso ajudar a xanta?

existem várias formas de colaborar com o coletivo, você pode:

    • ajudar com traduções (temos muito conteúdo a ser traduzido, tal como o nosso próprio boletim de notícias);
    • ajudar com arte, desenho, design;
    • contribuir com nossos impressos;
    • não usar conteúdo de copyright sem consentimento autor no seu site
    • fazer doações;

 

      se você quer ajudar em algum desses pontos ou teve uma idéia legal de como contribuir, entre em contato conosco pelo nosso e-mail: xanta [em] riseup.net

em solidariedade,
em revolução,
coletivo xanta

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *